A utilização dos modernos meios de comunicação social no apostolado e estudo etnológico dos povos foi, desde o princípio, uma das características e preocupações dos Missionários do Verbo Divino. Consciente da importância da imprensa na divulgação da Boa Nova e da ideia missionária. O próprio fundador Arnaldo Janssen utilizou estes meios e, um ano depois da sua fundação em Steyl, instalou em Steyl uma tipografia. Era o começo de um longo e fecundo trabalho na difusão da palavra escrita como meio de evangelização.
Posteriormente vão-se criando outras oficinas gráficas e editoriais na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Filipinas, Argentina, Brasil e Espanha, especializadas na difusão da Bíblia, em várias línguas, e de livros de carácter bíblico e pastoral. A Editorial Verbo Divino, em Espanha, por exemplo, está especializada na difusão da Bíblia e de livros de carácter bíblico e pastoral com projecção especial para países latino-americanos, sem esquecer no entanto outros continentes, como a África e a Ásia.
Nos princípios do século foi criado na Alemanha o «Instituto Anthropos» e a revista internacional do mesmo nome, dedicada à etnologia e linguística.
Em Portugal, além de outras publicações, os Missionários do Verbo Divino editam a Agenda Jovem, com quase 20 mil exemplares, e o Contacto SVD, publicação bimestral de divulgação e sensibilização missionária, que serve de elo de ligação entre a grande família dos «amigos do Verbo Divino» em Portugal. Além destas, os jovens da comunidade de Lisboa editam o SVD ao Encontro.