Os Missionários do Verbo Divino, também conhecidos como Verbitas, são membros da Congregação do Verbo Divino em latim: Societas Verbi Divini (SVD). A Congreção do Verbo Divino é uma ordem internacional de irmãos e sacredotes religiosos e missionários com membros acerca de 6,000 trabalhando em 72 países. Os membros vivem geralmente em comunidades interculturais que reflectem a sua rica diversidade étnica.
O maior objectivo da sua missão hoje é o mesmo que tem sido desde o tempo do seu fundador, "proclamar o Reino do Deus" (Marcos 1, 14-15) como o destino comum de toda a humanidade. Os verbitas dão testemunho do Reino num mundo profundamente dividido por crenças, classes sociais, cultura e religião. E assim estendem a mão aos outros num diálogo profético, procurando colmatar as divisões que mantêm os seres humanos separados uns dos outros e de Deus. A sua missão no diálogo profético está ao serviço da comunhão e aponta para a manifestação final do Reino de Deus.
Eles entendem o diálogo como uma atitude de solidariedade, respeito e amor que deve permear todas as suas atividades. Em solidariedade, estendem a mão aos outros para partilhar com eles a sua vida na sua situação concreta. Com respeito, reverenciam a singularidade e a dignidade de cada pessoa e de cada comunidade humana.
No diálogo profético, comprometem-se especialmente com pessoas que são (1) buscadores de fé e que não têm comunidade de fé; (2) pobres e marginalizados, procurando promover o desenvolvimento humano integral; (3) de diferentes culturas para aprender e partilhar a diversidade de dons dados por Deus da Vida; (4) de outras Igrejas Cristãs, seguidores de outras tradições religiosas e daqueles comprometidos com ideologias diversas.
Os missionários do Verbo Divino ou verbitas trabalham principalmente onde o Evangelho ainda não foi pregado, ou apenas de forma insuficiente, e onde a Igreja local ainda não é viável por si só. O perfil dos seus membros reflete a natureza internacional e intercultural da congregação.